terça-feira, janeiro 23, 2007

O Ponto Culminante da Ignorância Brasileira




29 milhões de ligações do povo brasileiro votando em algum candidato para ser eliminadodo Big Brother.Vamos colocar o preço da ligação do 0300 a R$ 0,30. Então, teremos R$ 8.700.000,00. Isso mesmo! Oito milhões e setecentos mil reais que opovo brasileiro gastou só nesse paredão.Suponhamos que a Rede Globo tenha feito um contrato "fifty to fifty" com a operadora do0300, ou seja, ela embolsou R$ 4.350.000,00. Repito, somente em um único paredão...".
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Alguém poderia ficar indignado com a Rede Globo e a operadora de telefonia ao saber que asclasses menos letradas e abastadas da sociedade, que ganham mal e trabalham o ano inteiro,ajudam a pagar o prêmio do vencedor e, claro, as contas dessas empresas. Mas o "x" daquestão, caro(a) leitor(a), não é esse. É saber que paga-se para obter um entretenimentovazio, que em nada colabora para a formação e o conhecimento de quem dela desfruta; mostrasó a ignorância da população, além da falta de cultura e até vocabulário básico dos participantes e, consequentemente, daqueles que só bebem nessa fonte.
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Certa está a Rede Globo. O programa BBB dura cerca de três meses. Ou seja, o sábio públicotem ainda várias chances de gastar quanto dinheiro quiser com as votações. Aliás, algo muitonatural para quem gasta mais de oito milhões numa só noite! Coisa de país rico como o nosso,claro.Nem a Unicef, quando faz o programa Criança
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Esperança com um forte cunho social, arrecadatanto dinheiro. Vai ver deveriam bolar um "BBB Unicef". Mas tenho dúvidas se daria audiência.
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Prova disso é que na Inglaterra pensou-se em fazer um Big Brother só com gente inteligente.O projeto morreu na fase inicial, de testes de audiência. A razão? O nível das conversas diárias foi considerado muito alto, ou seja, o público nãose interessaria.
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Programas como BBB existem no mundo inteiro, mas explodiram em terras tupiniquins. Um paísonde o cidadão vota para eliminar um bobão (ou uma bobona) qualquer, mas não lembra em quemvotou na última eleição. Que vota numa legenda política sem jamais ter lido o programa dopartido, mas que gasta seu escasso salário num programa que acredita de extrema utilidadepara o seu desenvolvimento pessoal e, que não perde um capítulo sequer do BBB para estar beminformado na hora de PAGAR pelo seu voto.Que eleitor é esse?Depois não adianta dizer que político é ladrão, corrupto, safado, etc. Quem os colocou lá?
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Claro, o mesmo eleitor do BBB.Aí, agüente a vitória de um Severino não-sei-das-quantas para Presidente da Câmara dosDeputados e a cara de pau, digo, a grande idéia dele de colocar em votação um aumentosalarial absurdo a ser pago pelo contribuinte.
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Mas o contribuinte não deve ligar mesmo, ele tem condições financeiras de juntarR$ 8 milhões em uma única noite para se divertir (?!?!), ao invés de comprar um livro deliteratura, filosofia ou de qualquer assunto relevante para melhorar a articulação e aautocrítica...
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Chega de buscar explicações sociais, coloniais, educacionais. Chega de culpar a elite, ospolíticos, o Congresso. Olhemos para o nosso próprio umbigo, ou o do Brasil. Chega de procurar desculpas quando aresposta está em nós mesmos.A Rede Globo sabe muito bem disso, os autores das músicas Egüinha Pocotó, O Bonde do Tigrãoe assemelhadas sabem muito bem disso; o Gugu e o Faustão também; os gurus e xamãs daauto-ajuda idem.
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Não é maldade nem desabafo, é constatação.