sexta-feira, junho 20, 2008

“As Boas Novas”

Teatro: O nosso jeito de Evangelizar!

APRESENTA:








Peça = “As Boas Novas”
(por Tiago Ferro Pavan, escrito em 27/05/2008)


Pessoa 01 = (Entra pessoa 01 desnorteada e confusa) Desculpe-me, mas me parece um tanto quanto estranho, e até ao mesmo tempo complicado... mas quem sabe, alguém de vocês saiba me dizer o que é um evangelho?

Pessoa 02 = Muito bem, vejamos se posso lhe ajudar...

Pessoa 01 = (assustado) Tudo bem, mas quem é você?

Pessoa 02 = Bom, digamos que eu seja um “amigo”. Mas voltando ao assunto, a palavra "evangelho" quer dizer simplesmente “boas novas”. Os evangelhos são as narrativas guardadas na memória popular sobre o que Deus fez por intermédio de seu filho. Eles foram escritos pelas pessoas menos prováveis na sociedade da época, ou seja, pessoas simples.

Pessoa 01 = Boas Novas??? Como assim? Que boas novas são estas?

Pessoa 02 = Acho que sei bem quem poderá responder suas perguntas, nada melhor do que eles que testemunharam e vivenciaram aqueles momentos, e inspirados por Deus nos transmitem através dos evangelhos.

(Conforme a fala da Pessoa 02 os evangelistas vão entrando um a um, declamando suas falas em forma de jogral e permanecem no palco)

Mateus = (Mateus 3:2-3) – E já dizia João Batista: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
(Mateus 3:11) - E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo.

Marcos = (Marcos 1:2) – E eu ainda vos digo: Assim como foi escrito pelos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

Lucas = (Lucas 1:28) - E, entrando o anjo aonde estava Maria, disse: (Lucas 1:35) Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
(Lucas 2:10 - 11) - E o mesmo anjo ainda anunciou a todos: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

João = (João 1:1) - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:14) - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Pessoa 02 = Estes são os Evangelistas, Alguns estiveram com Jesus durante o começo do seu ministério e todos os evangelistas escreveram sobre o que eles viram e ouviram e sobre as suas experiências. Eles escreveram compartilhando o que eles sabiam sobre a história de Jesus. Os Evangelistas são chamados “Mateus”, “Marcos”, “Lucas” e “João”. Cada um deles tem perspectivas e personalidades únicas das pessoas que amavam Jesus. Eles estão localizados na parte da Bíblia conhecida como “O Novo Testamento”

Pessoa 01 = Me fale mais sobre esse Jesus e porque ele é a Boa Nova tão anunciada?

Mateus = (Mateus 4:23 - 24) - E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.

Marcos = (Marcos 10:45) – E assim dizia Jesus: que o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Lucas = (Lucas 4:18 - 19) - E dizia ainda mais: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do SENHOR.

João = (João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Pessoa 01 = Realmente Jesus é uma pessoa maravilhosa, me é muito claro que estes relatos possuem um poder de cura admirável e dão esperança e força em tempos difíceis. Mas o que aconteceu com Jesus?

Pessoa 02 = É mas nem todos o viram como você o vê...

Mateus = (Mateus 27:1) - E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem;

Marcos = (Marcos 14:55 - 56) - E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para o matar, e não o achavam. Porque muitos testificavam falsamente contra ele, mas os testemunhos não eram coerentes.

Lucas = (Lucas 23:22 - 23) - Mas todos eles instavam com grandes gritos, pedindo que Jesus fosse crucificado. E os seus gritos, e os dos principais dos sacerdotes, redobravam.

João = (João 19:23) - Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica.
(João 19:30) - Está consumado. E, inclinando a cabeça, Jesus entregou o espírito.

Pessoa 01 = E acabou? Foi só isso? A Boa Nova tão esperada se acabou, Eu pensava que ele iria mudar essa situação, melhorar a vida da gente, e aí... eles o prenderam, torturaram-no e mataram-no. Mas, por quê?

Pessoa 02 = Por que ele falava de justiça e de fraternidade. Ele lutava para acabar com a violência e as injustiças. Ele era amigo e companheiro. Mas não fique desnorteado nem confuso... a história não acaba por aqui.

Mateus = (Mateus 28:7) E eis que o anjo do senhor anuncia: Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que Jesus já não esta mais aqui e sim ressuscitou dentre os mortos.

Marcos = (Marcos 16:15) - E disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Lucas = (Lucas 24:46 - 47) - E disse-lhes: ainda Assim estava escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

João = (João 21:25) - Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

Pessoa 01 = A certeza da ressurreição traz luz e vida. Concerteza refaz as esperanças, recria o otimismo, anima e dá coragem.

Pessoa 02 = Vislumbrados com a fantástica visão de Jesus subindo ao céu os discípulos saíram mais seguros, confiantes e convictos da vitória e cada vez mais unidos e conscientes do mandato recebido. Todos eles buscaram a força para viver a Boa Nova e testemunhá-la na sociedade e na historia. Amigos e amigas que alegria sabermos que Jesus ficará sempre conosco. Sim, e se vivermos com ele, já somos vitoriosos, nós e todos que fizerem parte do seu povo.

Jesus = (entra Jesus declamando as Bem Aventuranças, interessante entrar de um local inesperado por todos).

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

A Paz esteja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Meus irmãos e minhas irmãs. A mim foi dado, pelo meu Pai, todo o poder no céu e aqui na Terra. Portanto, coragem, preguem a Boa Nova na Terra. Preguem a Boa Nova a todas as pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-as a observar todas as coisas que falei. Eu estarei com vocês todos os dias até o fim do mundo.





---------------------------------------
Personagens:

Pessoa 01 = Vestes normais;
Pessoa 02 = Vestes de anjo;
Evangelistas = Roupas da época;
Jesus = Ressuscitado.